19 abril 2009

urban playground, improv everywhere, flash mob, essas coisas... É tudo só diversão urbana.

A idéia é a de que as pessoas combinem pela internet de comparecer num lugar público para alguma atividade inusitada, que só os participantes da combinação prévia pela internet entendem.

As coisas sempre se confundem um pouco, mas vamos lá... O Flash Mob é uma mobilização instantânea (FLASH MOBILIZATION). O Urban Playground é uma festa do grupo que ocorre num lugar público. O Improv Everywhere é uma encenação, um teatro rápido, em um lugar público.

Por exemplo: um grupo em São Paulo, em plena Avenida Paulista, resolveu arrancar os sapatos, e batê-los no meio-fio como se os estivessem limpando, recolocá-los e se dispersarem (a idéia é que as pessoas se dispersem de uma maneira tão rápida como se aglomeraram). Tem a história da Guerra de Travesseiros, que aconteceu no Pirulito do Ibirapuera. Tem aquela coisa de todo mundo andar de metrô sem as calças.

As coisas se misturam um pouco. Nos "urban playgrounds", a utilização do espaço urbano para se divertir, conhecer pessoas e tal, deve demorar bem mais do que um "flash mob".

Sim. Toda a sujeira produzida tem que ser recolhida pelos "guerrilheiros", que devem deixar o lugar como estava antes. Outra coisa importante é que essas atividades não podem ter qualquer conotação política, nenhum proselitismo etc. Não é para tentar convencer ninguém de porcaria nenhuma. É só diversão urbana.

Acho que o que o CAU/UNILESTE já andou fazendo (churrascos em pracinhas, guerra de balão de água etc) se aproxima bastante dessas modas. Que tal desenvolver melhor?

Aqui tem explicações em inglês: http://newmindspace.com/urbanplayground.php

Aqui tem a ONG internacional do Urban Playgorund: http://www.urbanplayground.info/

Aqui tem uma explicação geral do que sejam essas coisas: http://cromossomop.blogspot.com/2009/04/flashmob-urban-playground-e.html

Aqui tem uma explicação do que é Flash Mob: http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/flash-mob-ate-o-nome-chama-atencao.html

Aqui tem uma explicação do que é Improv Everywhere: http://pessoas.hsw.uol.com.br/grupo-improv-everywhere.htm

Vc pode se cadastrar no Improv Everywhere Brasil aqui: http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=cFJHWWExNjA4YWdEUThEcnNLbnNOZXc6MA..

Sem comentários: