10 abril 2011

O colapso de uma estrutura

Três vídeos famosos. Um filminho dramaticamente comentado. Outro narrado em tom excessivamente tranquilo. Um terceiro com uma música enjoada demais, mas com os melhores ângulos. Todos sobre o impressionante colapso da estrutura da ponte pênsil em Tacoma Narrows em 07Nov1940.

Ponte Tacoma Narrows se localizava sobre o Estreito de Tacoma, Estado de Washington, Estados Unidos. O colapso foi gerado por fortes ventos. A Ponte de Tacoma, que ruiu após quatro meses de sua inauguração, sempre balançava, porém neste dia o vento atingiu uma velocidade de aproximadamente 65 km por hora. Isto gerou movimentos de torção, que entraram em ressonância.

A ponte, de 1600m, caiu em 7 de Novembro de 1940. De madrugada, os ventos atingiram os 70km/h, fazendo a estrutura oscilar. A polícia fechou a ponte ao tráfego. Às 9h30m a ponte oscila em 8 ou 9 segmentos com amplitude de 0,9m e frequência de 36 ciclos por minuto. Às 10h00m dá-se um afrouxamento da ligação do cabo de suspensão norte ao tabuleiro, o que faz a ponte entrar num modo de vibração torcional a 14 ciclos por minuto. O eixo da via, os dois pilares e o meio da ponte são nodos. A partir daí a situação não se alterou muito durante cerca de uma hora, até que às 11h00m se desprendeu um primeiro pedaço de pavimento e às 11h10m a ponte entrou em colapso, caindo no rio.

Os grandes defeitos da ponte foram a sua enorme falta de rigidez transversal e torcional, pois não havia um reforço reticulado por baixo do tabuleiro, nem à frente aerodinâmica do perfil. Não houve vítimas deste acidente, com exceção do cachorro Tubby de três patas do dono do carro abandonado no meio da ponte.

Quando a ponte começou a balançar, Leonard Coatsworth abandonou seu cocker spaniel de 3 patas, paralisado no banco de trás do carro. Ele tentou voltar ao carro, mas desistiu. Um amante dos animais, o Professor Farquharson conseguiu chegar ao carro, mas também desistiu ao levar uma mordida de Tubby.

Uma nova ponte foi construída no local, e ainda se encontra em funcionamento.







Sem comentários: