12 março 2007

seção entrevista antiga

É hora de se dar mais atenção ao Urbanismo ?

O Urbanismo virou sexy. Antes, planejar cidades era visto como algo para burocratas. Onde você coloca estacionamentos, praças, ruas e avenidas, dependia apenas de resoluções técnicas. É que fazer prédios era Arquitetura. No pavilhão dinamarquês, por exemplo, um país com grande tradição arquitetônica, eles dedicaram o pavilhão inteiro à China. O curador dinamarquês disse que, já que 50% da construção do mundo está na China, os arquitetos dinamarqueses tinham que saber quais são os problemas.

Entrevista com
o arquiteto inglês Richard Burdett, considerado um dos maiores especialistas, no mundo, sobre Urbanismo e grandes cidades. Diretor do curso Cities Program, da London School of Economics, ele criou a série de conferências Urban Age, que reúne prefeitos e arquitetos de todo mundo para discutir o futuro das megalópoles. Por conta de seu trabalho, ele foi convidado a ser o curador da Bienal de Arquitetura de Veneza. Pela primeira vez, a Bienal deixou as maquetes dos arquitetos mais famosos do mundo e colocou 16 metrópoles como o coração da exposição. Seu objetivo foi mostrar as transformações, acertos e erros de cidades como Londres, Xangai, Nova Iorque, Cidade do México, Barcelona, Mumbai, Cairo e São Paulo, cidade que ele visitou em janeiro para coletar informações e conhecer os problemas. "São Paulo pode aprender com experiências de outras cidades que têm até menos dinheiro", afirma. Assessor de Urbanismo dos prefeitos de Londres e Barcelona, e conselheiro de Arquitetura da Fundação Tate e da BBC, Burdett fala, na entrevista abaixo, sobre trânsito, habitação popular, bairros fechados, transporte e espaços públicos, e porque ele é otimista com o futuro das megacidades.

Vai ler a entrevista inteira no site certo: http://www.vivercidades.org.br/publique222/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1148&search%5Ftext%5Foptions=all&sid=19

Sem comentários: