22 maio 2008

seção gente coisa é outra fina



foto enviada pelo Prof Fábio Vasconcelos da recém inaugurada CaixaForum de Madrid (ver outro post abaixo, cortezia da Carol Brasileiro), que estava em construção, quando da passagem de nosso ilustre enviado especial por lá...

A CaixaForum Madrid é um novo centro cultural no centro histórico de Madrid, próximo dos museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza. Projeto dos arquitetos suíços Herzog & de Meuron, vencedores do Pritzker Architecture Prize 2001.

A CaixaForum é na verdade uma restauração com expansão de um dos principais exemplos de arquitetura industrial em Madrid. Era o edifício da Central Eléctrica del Mediodía. Herzog & de Meuron usaram quatro princípios básicos no redesign da edificação: restaurar a camada externa de tijolos aparentes usando tradicionais técnicas de alvenaria; acabar com a base de pedra em torno do edifício da usina; abrir uma nova praça pública com uma entrada para Paseo del Prado; a quarta diretriz de projeto era dar "volume" ao prédio de sete andares. A CaixaForum foi inaugurada em 13 de Fevereiro de 2008.

outras fontes de informação:
http://obrasocial.lacaixa.es/centros/caixaforummadrid_es.html
http://vernissage.tv/blog/2008/03/07/caixaforum-madrid-by-herzog-de-meuron-architects-madrid-spain/

Sem comentários: