26 maio 2008

seção trabalhinho de geoprocessamento










Maior desenho do mundo foi feito com dados de aparelhos de GPS que viajaram o mundo numa maleta enviada pela DHL, que patrocinou o projeto.

O artista Erik Nordenankar despachou de Estocolmo, na Suécia, uma maleta contendo um aparelho GPS. A maleta viajou pela DHL e rodou 62 países em 55 dias, totalizando 110,6 mil quilômetros. O roteiro indicava precisamente por onde a maleta tinha que passar. O artista foi recebendo as notas de comprovação das entregas e re-despachos da maleta. O resultado disso tudo é que os dados do GPS colocados num mapa mundi vão formando um desenho, um auto retrato do artista. O projeto 'The Biggest Drawing in the World' (O maior desenho do mundo) tem site (uma ação de marketing da transportadora). No site do projeto dá para ver os vídeos do projeto:
http://biggestdrawingintheworld.com/drawing.aspx

Se bem que... Isso deveria ser propaganda era de um tipo mágico de bateria (que dura 55 dias) e não de uma transportadora que roda o mundo... Bom... Deixa para lá... TIrou nota dez como trabalho de geoprocessamento... Tudo bem...

1 comentário:

GGK disse...

No site do cara ele postou hoje de manhã uma mensagem explicando que aquilo tudo era só um trabalho de escola dele, um projeto final de graduação em publicidade e design gráfico. A intenção não era a de produzir uma fraude, mas de ter que parecer real como trabalho de graduação, como uma proposta de idéia publicitária a ser realizada depois de aprovada. Acho que a idéia dele permanece válida e relativamente viável (apesar de doidamente custosa). Acho que aquilo tudo funciona, que foi muito bem feito, e que permanece válido como uma proposta de idéia.

A propósito a cena em que ele aparece em Natal-RN, por exemplo, foi forjada nalgum outro lugar. Provavelmente todas as demais cenas em diversos lugares diferentes do mundo foram forjadas. Devem ter sido filmadas nas vizinhanças dele, e legendadas como se ele estivesse dando a volta ao mundo. Olhando o vídeo outra vez com calma, dá para ver que ele não muda muito de roupa, nem de (des) penteado, enquanto dá a volta ao mundo.

De qualquer jeito eu achei a idéia muito boa! Falta um pouco mais de planejamento, de adaptações etc. Mas isso ainda vai acabar virando outros projetos como esse.

Na maior comunidade do orkut sobre o Google Earth tem um tópico sobre isso, em que alguns outros usuários até começaram a fazer desenhos com GPS também:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3118399&tid=5204647343594470811&na=1&nst=1