30 março 2009

mercado de imóveis para baixa renda 2

Foi só eu falar do assunto que, além do Edmar, o governo federal logo se mexeu e lançou mais um pacote habitacional espalhafatoso.

1) Claro que eles sabem que para construir um milhão de casas é preciso ter urbanização que comporte esse tipo de casa. E não tem pacote complementar nenhum para a urbanização (água, luz, telefone, esgoto, pavimentação, calçamento, sinalização, transportes de massa, segurança, serviços urbanos, essas coisinhas fáceis de resolver). Vão fazer essas unidades onde? Na Av Vieira Souto? Na Av Paulista?

2) Claro que eles sabem que se uma casa popular custa, digamos, R$15.000,00 a infra-estrutura correspondente custa no mínimo outro tanto desses. De onde virá esse outro tanto?

3) Claro que eles poderiam ter consultado os setores profissionais ligados a isso, mas nem os empresários (todos a favor) foram consultados.

4) O programa não prevê coisas mínimas como instalações elétricas, mas faz estardalhaço sobre aquecimento solar, sem explicar de onde viria o financiamento para isso.

5) E todo o mercado de materiais de construção? Toda a cadeia de produção? Como vai o programa de qualidade em materiais e serviços de construção? Não era para a CAIXA só financiar construtoras certificadas? Em Minas tem quantas, uma meia dúzia?

6) O programa não liga para os fatos históricos de que toda vez que ocorre qualquer aquecimento na indústria da construção os preços cartelizados, principalmente do aço e do cimento, sobem barbaridades?

7) Por que não linkar esse programa com outros do governo federal, tipo o de engenharia e arquitetura públicas (Lei 11.888), que prevê gratuidade de projetos e de assistência técnica para a população com renda de até três salários mínimos?

8) Se não prestaram atenção nem nos outros programas federais, imagina se iam prestar atenção nas questões de risco geológico, de proteção ambiental, de áreas inundáveis, de plano diretor, de licenciamento ambiental, e mais um monte de confusões...

9) O ministro das Cidades rebatendo críticas de técnicos, inventou de última hora, que as casas do plano habitacional do governo seriam construídas em puxadinhos da urbanização (esticamento das infra-estruturas já existentes), para os quais teria sido destinado R$ 5 bilhões.

10) Vai que dá tudo certo, e as escolas, os postos de saúde, as cabines de polícia, as linhas de ônibus, a capacitação de mão de obra, os arquitetos, os engenheiros, os fiscais da própria CAIXA, e o isquindim do bagulhete?

Sem comentários: