06 junho 2007

repeti-seção: blocos de concreto leve (com isopor) estruturados com garrafas PET






Projeto dos Laboratórios do Centro Federal de Tecnologia do Paraná/Cefet-PR, desenvolvido por alunos do Curso de Tecnologia em Construção Civil (Modalidade Concreto), os blocos ISOPET inter-travados são blocos confeccionados em concreto leve com EPS (isopor) reciclado, produzido a partir de garrafas plásticas recicladas. Apresentam encaixes laterais no sistema macho e fêmea propiciando seu inter-travamento; desta forma, não é necessário a utilização de argamassa, exceto na primeira fiada. Os blocos possuem canaletas que substituem as formas na moldagem de vergas, contra-vergas e cintas de amarração. Por possuir uma superfície porosa, é possível eliminar o chapisco, o emboço e o reboco da parede aplicando apenas uma argamassa colante de finalização.

O processo de mistura dos componentes na betoneira segue o seguinte processo: dissolve-se inicialmente um adesivo em água; em seguida, coloca-se toda a carga de isopor reciclado na betoneira. Com a betoneira em movimento, coloca-se metade da quantidade de cimento utilizado e tão logo esse comece a fixar-se no isopor, coloca-se o restante do cimento, da areia e da água. O tempo de agitação da mistura será suficiente quando a massa estiver com a homogeneização ideal para ser lançada na forma.

Foram produzidos dois modelos de blocos com dimensões de 40x40x15cm, pesando cerca de 12 kg, e 40x20x15cm, pesando cerca de 6 kg, podendo possuir canaletas para a moldagem das vergas, contra-vergas e cintas de amarração. Os blocos alcançaram uma resistência a compressão superior a 2.1 MPa, sofrendo apenas deformação. Este também é resistente ao fogo, suportando as chamas de um maçarico de alta temperatura durante 35 minutos a uma distância de 15cm, não entrando em combustão e permanecendo com sua face oposta a uma temperatura inalterada, conforme ensaios realizados. Os ensaios de resistência ao choque realizados, mostraram que o bloco ao ser lançado de uma altura de 4m sofre apenas deformação comparando-se com blocos cerâmicos e de concreto.

Clique aqui para baixar uma apresentação em Power Point com detalhes do projeto: http://www.abipet.org.br/2004/ecopet2003/Vencedor_cat_B.ppt

Clique aqui para ver um artigo dos autores do projeto: http://www.anbio.org.br/bio/biodiver_art102.htm

fontes:
http://www.unilivre.org.br/banco_de_dados/experiencias/experiencias/396.htmlhttp://www.cefetpr.br/deptos/dacoc/isopet/

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde seria possível vocês colocarem um traço para 1 saco de ecimento ?com quantidade de cada material. obrigada soneide cerqueira