10 junho 2007

Se o aquecimento global vem aí, a Holanda já resolveu






Simples assim: casas flutuantes.

Veja no link mais informações, e imagens maiores: http://www.worldarchitecturenews.com/index.php?fuseaction=wanappln.projectview&upload_id=995

Isso poderia ter um título tipo "mais idéias de TFG de sucesso garantido", mas como nem ler as idéias, esse povo não lê (muito menos raciocinar com adaptações), então vamos, aos poucos, encerrando mais uma seção de títulos de enorme sucesso no blog, deixando as notícias mais com os títulos das idéias originais mesmo.

Estas fotos de casas anfíbias são de um projeto do escritório Factor Architecten (deve ter mais informações no Gúgul, mas o site deles é esse aqui ó: http://www.factorarchitecten.com/). A maior parte da Holanda fica abaixo do nível do mar. Apenas 50% do país fica pelo menos um metro acima do nível do mar. É um país inteiro eternamente preocupado com o aumento do nível do mar. O projeto da Factor Architecten, localizado em Maasbommel, na verdade não é uma casa flutuante, como se fosse um barco. É mesmo uma casa anfíbia, que tanto pode estar na terra, como no mar. Ela foi projetada para flutuar, caso o nível d'água suba, mesmo quando a casa estiver sobre a terra. A casa se apóia numa fundação de concreto, por meio de apenas seis tubos de aço, que podem ser "soltos" da fundação, de forma gradual, por uma regulagem de pinos nos tubos de aço, caso o nível d'água suba até 5,50m. Assim é possível fazer a casa flutuar acima de uma inundação periódica. O travamento lateral ocorre por tubos na horizontal, que conectam a casa às casas vizinhas. Neste caso o projeto se implanta em conjuntos lineares ao longo de margens de rios, lagos, oceanos etc. Com o final de um período de inundação, com a regulagem dos pinos, as casas podem flutuar de volta ao apoio no solo.

Trata-se de uma experiência para áreas de inundação. Em vez de tentar evitar a inundação, a casa se aproveita dela. Nada mal para qualquer região com problemas de inundação.

1 comentário:

Jucélia disse...

Muito bom este projeto, mas...É triste porque assim como as edificações padrões, ela é fixa, não se move... Acho estranho isso nas edificações... O fato delas serem limitadas a um único espaço físico. Herman Hertzberger em seu livro Lições de arquitetura, ela fala do prazer de "mudar em nossa casa para um lugar diferente, quando, por exemplo, quisermos estar em determinado bairro por um motivo qualquer.”