24 junho 2007

seção maravilhas naturais





Delta do Okavango (Pântano Okavango) em Botswana: o maior delta continental do mundo.

Traduzindo: É um grande rio do sul da África que não deságua no mar. Ele "desaparece" no meio do deserto do Kalahari. O lugar já foi parte de um grande lago, o Makgadikgadi, que secou há mais de 10.000 anos (não, não foi por causa do aquecimento mental que assola o mundo atual). O Rio Okavango não tem saída para o mar. Ele deságua nas areias do deserto do Kalahari, irrigando 15.000 km², e criando um oásis. São cerca de 11 quilômetros cúbicos de água por ano que "desaparecem" no delta no deserto. Parte dessa água reparece mais ao sul, criando o lago Ngami.

A água é muita pura devido à falta de agricultura e indústrias ao longo do baixo rio Okavango, que nasce em Angola como rio Cubango. A água "passa" por inúmeros aquíferos no labirinto de bancos de areia do delta, ou evapora, deixando grandes quantidades de sal. A precipitação é tão forte que até a parca vegetação do lugar desaparece no centro dessas ilhas de areia, onde uma grossa camada de sal se forma.

O rio Okavango é o quarto maior rio do sul da Africa. Corre de Sudoeste para Sudeste por 1.600 km. Nasce em Angola, com rio Cubango. Mais ao sul faz a divisa de Angola com a Namíbia, e daí flui para Botswana, numa queda de 4 metros, por 1.2km de largura, conhecida como Cachoeiras de Popa, visível apenas na baixa (seca). Na reserva ambiental da área do delta, que se chama Moremi Wildlife Reserve (Botswana), moram cerca de 100.000 pessoas.

Coordenadas para ver no Fly to do Google Earth: 19S 22.55E

fontes:
http://magma.nationalgeographic.com/ngm/0412/feature3/map.html?source=33AF
http://en.wikipedia.org/wiki/Okavango_Delta

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá foi a 2ª vez que vi o teu espaço online e reflecti tanto!Bom Trabalho!
Cumps